XXI Festival de Folia de Reis de Volta Redonda aconteceu na Ilha São João, com entrada franca
O encontro é um dos eventos mais tradicionais da cultura popular e muito aguardado pela população
A Secretaria Municipal de Cultura promoveu no domingo, dia 13, na Ilha São João, o XXI Festival de Folia de Reis de Volta Redonda. O evento aconteceu a partir das 12 horas, com a participação de 15 grupos de jornadas. Cada grupo teve uma média de 30 minutos de apresentação e intervalos de 10 minutos para a troca de grupo. Segundo os organizadores, o último grupo se apresentará por volta das 21h20min.
A Folia de Reis recorda a visita dos Reis Magos (Melchior, Baltasar e Gaspar) ao menino Jesus logo após o nascimento, levando presentes e orientados pela Estrela de Belém que os guiou até o local do nascimento. É uma das festas mais importantes da Cultura Popular, com um espaço para o resgate e consolidação da memória e reconstrução da identidade cultural dos grupos de jornadas. É uma manifestação religiosa que faz parte do nosso folclore.
A novidade esse ano foi a criação do edital especial Mestre Paulinho: todos os grupos receberam um subsidio da prefeitura para ajudar na confecção das roupas, manutenção de instrumentos e alimentação.
O evento contou com a participação dos seguintes grupos: Jornada Estrela Maior, Jornada Leão de Judah, Jornada Cristo Vive, Jornada Estrela Brilha da Juventude, Jornada Estrela Nova Geração, Jornada Jesus Menino, Jornada Jesus, José e Maria, Jornada Estrela Guia do Oriente, Jornada Lua Nova, Jornada Estrela Sagrada do Retiro, Jornada da Paz, Jornada Sagrada Estrela Divina do Oriente, Jornada da União, Jornada Estrela Sagrada e Jornada Sagrada Família - Paulinho foi um funcionário da SMC e fundador do festival.

Carlos DeAraújo
Jornalista
Brasil