Volta Redonda oferece exame preventivo para detectar Doença Renal Crônica
Procedimento único se estenderá a todas as unidades de saúde.
Através de uma coletiva realizada no gabinete do prefeito Antônio Francisco Neto, a Secretária Municipal de Saúde, Marta Magalhães, anunciou que a rede municipal de saúde vai passar a oferecer o exame de creatinina sanguínea – que avalia o funcionamento dos rins e ajuda no diagnóstico da Doença Renal Crônica (DRC) – para todos os pacientes maiores de 18 anos que realizarem coleta de sangue, seja nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs).
O exame já era realizado nas unidades, com pedidos específicos, mas agora será estendido a todos os pacientes da rede que realizarem coleta de sangue. A iniciativa foi tomada a partir de um projeto de lei do vereador José Augusto de Miranda e aprovada pelo Prefeito Neto.
“Essa atitude coloca a cidade de Volta Redonda sempre na frente quando o assunto é tomar decisões para proteger a saúde da população”, ressaltou o Vereador.
O exame é fundamental para auxiliar o diagnóstico precoce da doença renal, o que vai ajudar no tratamento imediato dos pacientes em que os rins não estejam funcionando direito, evitando que a pessoa seja obrigada a outros procedimentos, como a realização de hemodiálise ou até mesmo um transplante.
O objetivo é a prevenção precoce de doenças renais, entre elas a Doença Renal Crônica que é considerada, nos últimos anos, como uma epidemia mundial em constante crescimento.O resultado dos exames será emitido em 48 horas pelo Laboratório Central.

Thais Monteiro
Correspondente
Brasil