Volta Redonda comemorou o Dia Mundial de Luta Contra AIDS
Secretaria de Saúde realizou testagem rápida para diagnóstico da doença.
O Dia Mundial de Luta contra a AIDS, comemorado no dia 1º de dezembro, foi marcado pelas ações educativas promovidas pela Secretaria de Saúde de Volta Redonda (SMS).
Os profissionais de saúde estiveram em diversos pontos da cidade realizando testes para o diagnóstico da doença, entre eles o Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília. O serviço aconteceu das 8h às 16h.
Além do teste rápido as ações contaram com orientações sobre os riscos da doença e distribuição de preservativos. O objetivo foi promover o maior acesso das pessoas ao seu status, aumentando o diagnóstico precoce, que hoje ocorre, na maioria das vezes, tardiamente.
“Uma vez ciente da sua condição de soropositivo, podemos ofertar a essa pessoa uma maior qualidade de vida”, ressaltou a Coordenadora da Área Técnica de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)/AIDS da SMS, enfermeira Sandra Regina Coutinho Silva Reis, lembrando que o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece condições para o diagnóstico e tratamento da doença.
Este ano a campanha procurou abranger um público diversificado dando enfoque especial para os jovens, com idades entre 15 a 35 anos - faixa etária que vem registrando aumento significativo de contaminação pelo HIV, principalmente o público homoafetivo.
O Disque Aids, 080007830202, oferece informações educativas abordando a doença e as formas de transmissão e tratamento.

Thais Monteiro
Correspondente
Brasil