UNIFOA, SEC. DE CULTURA E CLUBE PALMARES recebem moção de Aplauso
Produção de documentário sobre Clube Palmares, com participação de alunos UNIFOA é destaque na CMVR
É SEMPRE BACANA fazer a produção de conteúdos e poder acompanhar a Moção de Aplauso da produção do documentário “Da palha ao Concreto”, feito pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o UNIFOA, foi um desses momentos em que o nosso olhar de produtores de audiovisual se enchem de orgulho por ver jovens treinando e desenvolvendo esse olhar para revelar boas histórias.
Por iniciativa do vereador Walmir Vitor, a Câmara Municipal pode entregar na quinta-feira, 21 de outubro ao presidente da FOA, Dr Eduardo Prado, ao Secretário Municipal de Cultura, Anderson de Souza e ao presidente do Clube Palmares, Edson Daniel, o Mister, o importante diploma.
Acompanhar a cerimônia foi um privilégio para mim e a chance de exercitar a produção mobile que tem sido um ponto forte nos dias atuais, mas que tivemos a preocupação em abrir esse caminho há mais de 10 anos, quando o uso do celular ainda era bem restrito. Desde a captação até a edição final e publicação o mobile tem sido utilizado nesse trabalho.
Bacana também é poder utilizar nossa produção para que sabiamente novos formatos possam ilustrar as redes sociais e canais de vídeo da instituição, nos permitindo atuar como parceiro de produção de conteúdo, como o fazemos há mais de 15 anos. Com essa produção geramos dois materiais, um mais curto, com até 1 minuto e 30 segundos, com abertura da UNIFOA e assinatura de produção do Canal 36 e outro mais longo, com depoimentos mais amplos e registro do evento como um todo, nossa marca nos eventos que cobrimos. Assim, quem tiver interesse em conhecer o conteúdo na íntegra, pode ser motivado pelas redes sociais a acessar o conteúdo pleno. Aqui no canal, a gente se orgulha em poder compartilhar os LINKS e valorizar o que é produzido.
Para o registro do evento, um destaque a participação e apoio dos vereadores, quem em sua grande maioria, também parabenizaram a instituição em toda a sessão, apoiando de maneira unânime a iniciativa e reconhecimento do vereador Walmir Vitor.
Na matéria publicada pelo site do UNIFOA o destaque do evento também teve repercussão. Vejam o texto na íntegra:
“O curta aborda a criação do Clube Palmares – que ainda preserva um ambiente de entretenimento e socialização – numa homenagem aos voluntários que passaram pela instituição, criada em 1965 e que ainda hoje a integram.
A produção contou com a participação de 20 alunos do 3º ano do curso de Publicidade e Propaganda, na disciplina de Marketing para o Terceiro Setor, da professora Clarisse Netto, com total apoio das duas instituições – UniFOA e secretaria de Cultura de Volta Redonda.
“A Secretaria de Cultura de Volta Redonda e o UniFOA planejam realizar o lançamento oficial do documentário na sede do clube em novembro. O período marca o dia da Consciência Negra no Brasil, e, posteriormente, farão a exibição no Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila Santa Cecília e no Auditório William Monachesi, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços”.
-------
Fundado em 31 de janeiro de 1965, em Volta Redonda, o Clube Palmares é uma organização da classe trabalhadora negra e está ligado ao surgimento da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Sua história teve início quando a professora Maria da Glória, o operário João Estanislau Laureano e o estudante-operário Nazário Santos Dias decidiram criar o Clube na pretensão de não ser apenas um espaço de lazer mas, também, de liberdade e integração social do cidadão afrodescendente. No contexto social do período, havia um fator determinante para a criação do clube. Os negros eram excluídos e enfrentavam preconceitos na cidade. Entrar nos clubes tradicionais como: Umuarama, Aero Clube, Clube Comercial e Clube Náutico, não era uma opção para a comunidade.
O Clube Palmares, é um local de entretenimento e de sociabilidade, transformando-se em um espaço político, educacional e difusor da cultura afro-brasileira. Para o documentário foram convidados os personagens: Edson Daniel João (Mister) – presidente; Ronaldo Furtado Vieira - vice-presidente; Josianne Virote Laureano – Secretária; José Geraldo da Costa (Geraldinho); Julinho dos Palmares; Pedro Antônio Francisco (Mestríssimo) - Conselho Fiscal; Waltair Santos de Oliveira (Cafu); Jefferson Virote Laureano; Aurea Cristina Santos Dias; Álvaro Santos Dias; Sérgio Gabriel dos Anjos (Bri) – Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Racial. As gravações ocorreram na sede do Clube, no bairro Jardim Europa, em Volta Redonda e na praça Brasil, local onde o sonho começou.
Presidindo desde março de 2019, Edson Daniel, 66 anos, iniciou sua trajetória no Clube aos 20 anos e relata a importância da realização do trabalho. “Meu objetivo sempre foi o combate ao racismo e a construção de uma sociedade onde todos os cidadãos se respeitassem, tivessem os mesmos direitos, sem distinção de cor ou raça. Tudo que está sendo desenvolvido trata-se de um momento ímpar. O Palmares não é apenas um Clube, mas uma proposta de transformação”, revelou o presidente do clube.
Destaques em matérias do UNIFOA sobre o tema:
“Como professora do UniFOA e integrante da Secretaria de Cultura, foi um grande presente a aprovação do projeto pelas duas instituições. Para os estudantes, um grande aprendizado, principalmente como cidadãos”, complementou Clarisse Netto, responsável pela disciplina de Marketing para o Terceiro Setor.
“Essa é uma oportunidade de movimentar a cultura da cidade. Além de estudante, sou fotógrafo e meu papel é registrar toda a emoção, no intuito de compartilharmos essa história que começou com preconceito e virou uma questão de consciência política”, explicou Mário Sérgio, do 3º ano do curso de Publicidade e Propaganda.
O coordenador do curso de Publicidade e Propagada do UniFOA, Douglas Gonçalves, relatou o desenvolvimento do trabalho e o empenho dos estudantes. “Temos uma diretriz curricular que vai ao encontro de toda essa produção, alinhada com a questão racial. Nesse processo, os futuros profissionais não estão realizando somente um produto ou comercial, mas criando uma produção histórica para valorizar o Clube Palmares. Certamente isso ficará marcado na trajetória de cada um deles”, finalizou o coordenador.
Lançamento do documentário
A Secretaria de Cultura de Volta Redonda e o UniFOA planejam realizar o lançamento oficial do documentário na sede do clube em novembro. O período marca o dia da Consciência Negra no Brasil, e, posteriormente, farão a exibição no Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila Santa Cecília e no Auditório William Monachesi, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços.
Para conhecer mais a história do Clube Palmares, acesse o site: www.clubepalmares.org.br ou entre em contato pelos números: (24) 99831-6289 e (24) 99994-2058.
Jader Costa
Diretor Executivo
Brasil