UniFOA realiza IV Encontro Promoção da Igualdade Racial
O evento conseguiu reunir poder público, comunidades tradicionais e universidade
A Fundação Oswaldo Aranha, o Centro Universitário de Volta Redonda e o Escritório da Cidadania e a Defensoria Pública da União realizaram, nos dias 11, 12 e 13 de maio, o IV Encontro Promoção da Igualdade Racial no Centro Histórico do campus UniFOA, em Três Poços.
O evento produziu espaço para diálogo entre a universidade, as comunidades tradicionais e o poder público, para identificar demandas e políticas públicas que possam trazer mais qualidade de vida, respeito e dignidade a essas populações.
“Espera-se, com a iniciativa, homenagear os escravos que nasceram, viveram e trabalharam na Fazenda Três Poços no passado, contribuindo para o desenvolvimento da região”, destacou um dos organizadores do evento, professor Dario Aragão Neto, que explicou que para isso foram feitas as exposições culturais e a exibição do documentário “Voz Quilombola”, produzido pelo UniFOA.
O Defensor Público-Geral Federal Carlos Eduardo Barbosa Paz ministrou a palestra A Defensoria Pública Federal e o seu compromisso com a igualdade racial. Também fizeram parte da programação audiências públicas com catadores de materiais recicláveis e com o Grupo de Trabalho sobre Comunidades Tradicionais.
Houve, ainda, visita à Festa da Cultura Negra, no Quilombo São José da Serra, em Valença/RJ e também às comunidades tradicionais do Sul-Fluminense, com a presença de autoridades em nível municipal estadual e federal, de representantes dos poderes Judiciários, Legislativo e Executivo.
O Canal 36 conversou com algumas pessoas que estivem diretamente envolvidas com a organização do evento, como você pode conferir no vídeo abaixo.

Ana Luiza Velasco
Jornalista
Brasil