Saúde 21/11/2014 11:46

Suplementos alimentares devem ser usados sob orientação profissional

Profissionais alertam sobre a importância da consulta nutricional antes do consumo de suplementos.

Os suplementos alimentares podem ser grandes aliados da saúde e bem-estar. Mas como saber qual é o suplemento ideal e quando começar a usar? Nós levamos essas perguntas aos profissionais da área e o principal alerta foi a importância da orientação nutricional.

Dentro das academias é muito comum o mau uso dos suplementos entre os praticantes de musculação. O personal trainer, Guilherme Telles, destacou os riscos da auto-suplementação, frisando que o suplemento ideal varia de acordo com cada pessoa e requer uma avaliação que depende de diversos fatores entre idade, frequência e intensidade do treino.

Guilherme ressaltou que antes de começar a tomar qualquer tipo de suplemento é preciso buscar ajuda de um profissional: “A consulta ao nutricionista é essencial para ela entender como é a vida do praticante, se ele realmente tem a necessidade do suplemento para que complemente a alimentação. Depende do objetivo da pessoa, é totalmente individual”. 

As proteínas e carboidratos são os suplementos mais procurados por quem pratica atividade física. Os famosos “Whey Protein, BCAA, Creatina e Hipercalóricos” estão entre os mais usados.

Segundo a nutricionista, Thátyan Honorato, eles podem ser ingeridos quando aliados a uma boa alimentação, a profissional destaca os principais benefícios para a saúde quando usados sob orientação: “Um suplemento usado de forma errada pode prejudicar a saúde,  a gente detecta isso através do exames laboratoriais” afirma Thátyan.

Para ela, não existe uma faixa etária ideal para começar a consumir o produto: “Os adolescentes podem fazer uso com um acompanhamento do nutricionista”.

Foto: Thainá Seabra

Thainá Seabra

Correspondente

Brasil

G3614_489