Sessão da CMVR aprova pedidos de verba contra COVID-19
Vereadores aprovam os 6 pedidos de verba pelo prefeito municipal Samuca Silva para ações de combate ao COVID-19
Nesses tempos de incertezas, participar de atividades onde haja um número maior de pessoas é sempre uma preocupação a mais para que os cuidados com a saúde e combate ao COVID-19 seja eficaz.
Fomos para a sessão da CMVR para registrar a votação de verba complementar para o combate ao COVID-19, pelas mensagens encaminhadas pelo prefeito municipal Samuca Silva. Tio Mica, que normalmente faz a gravação de seu programa na CMVR, estava em quarentena, resguardando-se em casa. Coube a mim a tarefa de fazer o registro, com muita satisfação.
Cuidados redrobados, álcool spray na mão e a companhia de Adriano Santos, nosso cinegrafista nessa matéria. O que vi foram vereadores atentos a necessidade de observar a necessidade de cuidados com a população no combate ao COVID-19. As 6 mensagens encaminhadas pelo prefeito tratavam se suplementação de verba para, em caso de necessidade, usar para o combate ao Virus. A cidade tem se preparado para enfrentar a pandemia com previsão de mais casos em seus registros.
Hoje, Volta Redonda é a 3ª cidade do Estado do Rio de Janeiro a ter mais casos registrados, com 18 registros positivos e mais de 100 em observação, perdendo apenas para a capital e Niterói.
A sessão contou com a presença do vice-prefeito Maicon Abrantes e também do Secretário de Saúde, Alfredo Peixoto que respondeu a diversas perguntas dos vereadores, com dúvidas sobre a material a ser votada. Um dos questionamentos principais foi a inquietação em sermos a 3ª cidade no estado com mais casos, a frente de cidades da baixada, por exemplo. Ao que o secretário, com a permissão dos vereadores respondeu: “Não sei como as outras cidades estão enfrentando a pandemia, mas Volta Redonda estabeleceu um gabinete de crise e acompanha sistematicamente as ações e informa todos os casos confirmados ou não. Nossa estatística é importante para nos prepararmos adequadamente para enfrenter essa crise que afeta não apenas a saúde física mas também financeira do município”. Hoje estamos concentrados em salvar vidas, por isso escolhemos o estádio municipal para montar o hospital de campanha e retirar de nossos hospitais os eventuais atendimentos de media complexidade, já que alí é um local de fácil acesso, central, ventilado e que conta com a infra estrutura da clínica da melhor idade, com aparelhos essencias para essa tarefa”, conclui.
Para o Presidente Nilton Alves de Faria, o Neném, os vereadores entenderam a crise e se colocaram solidários a busca de solução, independente de nossos posicionamentos politicos, entendemos que a solicitação do prefeito é pertinente e que está regulada pela lei de responsabilidade fiscal. Quando o prefeito me ligou e o líder do governo na casa encaminhou os pedidos, entendemos que cada vereador assumiria seu papel de fiscalizar e ao mesmo tempo cuidar de nossa cidade. Nossas atividades estavam suspensas pela quarentena, mas todos os vereadores, salvo dois que por razões de saúde não puderam cokparecer, todos vieram a sessão e votaram em peso para a aprovação das solicitações”.
Com emenda do vereador Carlinhos Santana, todas as olicitações foram atendidas, resgauardando-se uma detalhada prestação de contas das ações tomadas e das eventuais compras com sua publicação no portal da transperência.
O que vi foi uma sessão focada em entender os pedidos e resguardar o trabalho de dada vereador. Notei a preocupação de cada um com o momento atual, entendendo a gravidade de um possível aumento dos casos em nossa cidade e que se isso acontece de fato, o sistema de saúde pode estar comprometido.
Ouvi diversos pronunciamentos da necessidade de maior embasamento nos pedidos encaminhados a casa legislativa e também de respostas mais ageis do executivo aos questionamentos feitos por muitos vereadores. Inegavelmente o momento exige um planejamento a content. Fiquei feliz ao participar e ser municiado de mais informações sobre o que temos feito em nossa cidade para combater o COVID-19.

Jader Costa
Diretor Executivo
Brasil