Projeto "Viver de Rir Doutores de Esperança" acontece em Pinheral
O Grupo trabalha com visitas em hospitais, asilos e casas de abrigo.
Já imaginou como seria um hospital se o médico atendesse seus pacientes portando um nariz vermelho, um sorriso cativante e uma maquiagem excêntrica?
Considerando que: “O coração alegre é um bom remédio” e também “aformoseia o rosto”. O palhaço - ou clown, como se identificam - proporcionam aos pacientes uma boa troca de energia quebrando o clima quieto do hospital.
Sendo assim surgiu o Projeto Doutores de Esperança através de um grupo de voluntários membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia do Distrito de Volta Redonda. O grupo foi basedo no filme “O Amor é contagioso”, que retrata a vida e obra do ator Patch Adams e planta uma semente nos corações de quem tem a oportunidade de assisti-lo.
A visita é sempre lúdica: o palhaço faz de conta que é médico e a criança incrementa o espetáculo, a intenção não é distrair a criança da realidade na qual ela está inserida, e sim fazer com que o encontro se torne um momento de diversão e cumplicidade.
O programa pode ser rotineiro, duas vezes por semana, seis horas por dia, no entanto o grupo busca trabalhar de acordo a atender as necessidades e as exigências, e o trabalho em parceria é fundamental tanto entre o trio de palhaços quanto entre os pacientes, familiares e profissionais de saúde – que também entram no jogo.

Thais Monteiro
Correspondente
Brasil