Esporte 10/12/2015 18:06

Projeto Piloto Cidadão forma 50 alunos

A formatura aconteceu no Kartódromo Internacional de Volta Redonda

Foi realizada nesta terça-feira (dia 8), a formatura do Projeto Piloto Cidadão no Kartódromo Internacional de Volta Redonda, localizado na Avenida Ministro Salgado Filho, nº 425, no bairro Aero Clube. 

A cerimônia formou 50 alunos que são participantes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) dos bairros São Carlos, Rústico e Santa Inês, além da demanda espontânea do Kartódromo.

O Projeto Piloto Cidadão tem como objetivo desenvolver conceitos sociais, ambientais, iniciação aos conhecimentos do kart e princípios básicos de pilotagem em jovens cidadãos da cidade. 

Nas aulas, as crianças são orientadas por profissionais especializados. As crianças e adolescentes participantes fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realizados nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). 

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a história do Kartódromo, as técnicas utilizadas no kart, pilotos referência, equipamentos, iniciação aos primeiros socorros, preservação do meio ambiente, iniciação à mecânica, normas, regulamentos e segurança no trânsito. Além disso, aprenderam sobre os equipamentos de segurança, iniciação a pilotagem, cronometragem e competição.

As aulas do Projeto Piloto Cidadão aconteceram às terças e quartas-feiras, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas, durante um mês, com 25 pilotos em cada turma. A Guarda Municipal foi a responsável pelo transporte dos participantes em todas as programações e aulas de educação no transito.

Durante o ano, o curso formou cerca de 600 alunos - para participar do projeto, basta está matriculado na escola e ter entre 8 e 15 anos. 

Aluno recebendo o certificado das mãos do instrutor.

Patricia Guido

Jornalista

Brasil

PMVR15_154