Projeto Cidade Protegida garante segurança em Volta Redonda
Cidade não registra roubo de carros, onde há ameaça às vítimas, há três meses.
O Projeto Volta Redonda Cidade Protegida - um sistema de câmeras para leitura de placas (OCR) que vai monitorar casos de veículos roubados, permitindo a sua rápida localização foi implantado no dia 30 de outubro pelo prefeito Antônio Francisco Neto e o atual Governador Luiz Fernando Pezão, fruto de uma parceria entre os governos municipal e estadual.
No dia (5) de dezembro foi recuperado um veículo pelo Projeto Cidade Protegida - sendo o quarto carro já recuperado pelo projeto, logo depois que o proprietário comunicou o furto às autoridades policiais.
Por meio do sistema, que utiliza câmeras com a tecnologia de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR – Optical Character Recognition) – quando o proprietário comunica o furto ao Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), a placa do veículo é inserida no sistema, e as câmeras monitoram em tempo real o trajeto percorrido pelo mesmo, facilitando a localização pelas autoridades policiais.
Volta Redonda não registra roubo de veículos, onde ocorre violência ou grave ameaça às vítimas, desde 28 de agosto. O número de furtos de veículos também vem caindo consideravelmente: dados do ISP-RJ (Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro) indicam que foram furtados 25 veículos em julho, 18 em agosto, 18 em setembro e 11 em outubro, uma queda de quase 50% em três meses.

Thais Monteiro
Correspondente
Brasil