Olimpede reuniu 160 entidades brasileiras
A Olimpíada da Pessoa Deficiente aconteceu entre os dias 28 e 30 de dezembro, em Volta Redonda.
A Olimpede – Olimpíada da Pessoa Deficiente – foi criada em 1987, passando a acontecer anualmente a partir de 2001.
Neste ano, 160 entidades participaram das Olimpíadas com representantes de 45 municípios dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Pará.
Organizado pela SMEL - Secretaria Municipal de Esporte e Lazer - e realizado nos dias 28,29 e 30 de novembro, no Ginásio da Ilha São João, o evento reuniu cerca de 2.500 pessoas entre atletas, técnicos, professores, estagiários, arbitragem e apoio.
As entidades inscritas tiveram garantidos hospedagem, alimentação, transporte e segurança, assim como as edições anteriores.
A abertura da Olimpede 2014 aconteceu na sexta-feira (28), às 15h, no local dos jogos e contou com algumas atrações. Entre elas, apresentações da Banda e do Coral Muncipal, do Grupo de Dança Sobre Rodas Corpo em Movimento – um show de cadeirantes da Andefi (Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos), de Niterói – e participação da Escola de Samba Beija-Flor, que encerrou a festa.
Para a cerimônia estiveram presentes, além do Prefeito Antônio Francisco Neto e da Secretária de Esporte, Rejane Campos, o Deputado Federal, Deley de Oliveira e o Governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão acompanhado da esposa Maria Lúcia. “Não fiz discurso de campanha sobre a inclusão, essa será uma bandeira nossa que vamos defender em todo o nosso próximo governo. No ano que vem daremos mais apoios para este evento, que nos enche de orgulho”, ressaltou Pezão.
O objetivo principal do evento sempre foi favorecer o desenvolvimento integral das pessoas com deficiência, proporcionando o intercâmbio técnico e a integração de diversas instituições.

Thainá Seabra
Correspondente
Brasil