Comunidade 10/12/2014 12:16

OAB realiza projeto em prol do diálogo social

“OAB Cidadã” já visitou 27 bairros de Volta Redonda.

A Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB) de Volta Redonda é idealizadora do projeto OAB Cidadã, cujo objetivo é ouvir da população os principais problemas da cidade, através de uma visita aos bairros, feita por uma equipe da instituição.

Buscando dialogar com os moradores e levantar suas demandas, a OAB visitou, até o final deste ano, 27 bairros de Volta Redonda. São eles: Três Poços, Santa Cruz, Siderlândia, São Luiz, Nossa Senhora das Graças, Conforto, Vila Rica, Jardim Tiradentes, Voldac (São João Batista e Jardim Caroline), Caieiras, Rústico (Santa Tereza), Belmonte, Vila Mury, Eucaliptal, Minerlândia, Cailândia, Morada da Colina, Água Limpa, Santo Agostinho, Ponte Alta, São Geraldo, “Pátio da Estação”, Padre Josimo, Belo Horizonte, Roma I, Vila Americana, Jardim Amália II.

Após as visitas, foi realizada na manhã do dia 10 de dezembro a 1ª Plenária Comunitária OAB Cidadã, na sede da Ordem no Jardim Paraíba. O encontro reuniu a equipe do Programa, o Presidente da OAB-VR, Alex Martins, o representante do Ministério Público do Estado do RJ, Bruno Gaspar, o Procurador da República, Júlio Araújo - do Ministério Público Federal, além de representantes de grupos minoritários e presidentes das associações de moradores dos bairros percorridos.

“A OAB Cidadã busca informar, formar opinião, propor e construir coletivamente”, afirmou o Presidente da OAB, Alex Martins.

Na abertura do encontro, Alex destacou a importância do projeto informando que haverá mais duas Plenárias durante o próximo ano, quando será completado o circuito comunitário por todos os bairros da cidade. 

A ideia recebe o apoio do MEP (Movimento de Ética na Política) de Volta Redonda, e com o objeito de destacar os principais aspectos que incomodam a população, o Secretário do MEP, José Maria da Silva apresentou um slide apontando a porcentagem dos temas abordados nos bairros em geral.

De acordo com os dados obtidos pelo MEP através de relatos dos moradores, 100% dos bairros reclamaram de questões relacionadas aos problemas de manutenção; 55,5% dos moradores mostraram-se preocupados com a segurança, o total foi o mesmo para os problemas de mobilidade urbana – como sinalização e, especialmente, o transporte coletivo. A saúde é um ponto que incomoda a população de 33,3% dos bairros, por pontos específicos como falta de aparelhos e obras inacabadas em postos de saúde.  Aspectos ligados ao Meio Ambiente, Saneamento, Educação e Esporte foram citados entre 20 e 15% dos bairros.

Todos os participantes tiveram dois minutos para falar e expor seus problemas. A ideia do Programa é trabalhar o conceito de cidade como um todo e não apenas como um bairro.

No período do circuito comunitário, a OAB obteve 25% de resposta dos ofícios encaminhados ao setor privado – instituição como o SAAE, CSN, Light, entre outras.

Com a primeira etapa concluída, a OAB e o MEP continuam percorrendo os bairros para a continuação do trabalho, os problemas deverão ser solucionados a partir da realização das reuniões.

Presidente da OAB, Alex Martins, destacou o objetivo do programa OAB Cidadã.

Secretário do MEP destacou os principais aspectos apontados pelos moradores.

Thainá Seabra

Correspondente

Brasil

G3614_545