Negócios 12/12/2018 17:43

O Centro Tecnológico do Sul Fluminense inaugurou sua Plataforma Virtual

Empresários e representantes das instituições de ensino estiveram presentes no lançamento do projeto no salão da CDL Barra Mansa

Na quarta-feira, 12 de dezembro, aconteceu o lançamento da Plataforma Virtual do Centro Tecnológico do Sul Fluminense, em evento realizado na sede da CDL de Barra Mansa, projeto que tem o APL Metalmecânico do Médio Paraíba Fluminense - formado pela Firjan, Sebrae Rio e Metalsul - como idealizador, em parceria com dez instituições de ensino superior e técnico da região.

A parceria tem como objetivo apresentar ideias de projetos através de um ambiente online, que reunirá informações sobre os recursos disponíveis nas instituições, com acesso pelos empresários, empreendedores e startups, fazendo com que o ciclo do processo produtivo se dê dentro da região, que dispõe do que é necessário para que isso aconteça.

Além do lançamento da plataforma virtual, também foi apresentada a Sessão de Inovação,  ambiente online reúne informações como recursos materiais, tecnológicos e intelectuais disponíveis nas instituições de ensino. O objetivo é apresentar às empresas, startups e pessoas físicas a oportunidade de desenvolver projetos e produtos inovadores sem precisar sair da região.

"Estamos muito otimistas, a partir dos recursos agora disponibilizados, o crescimento e desenvolvimento das empresas será alavancado, assim como as experiências práticas vividas pelos alunos que estarão envolvidos nos trabalhos", disse o diretor do Metalsul, Felipe Covags, atestando que o projeto tem sido visto com bons olhos pelos empresários da região, que apostam no potencial interno.

Para o presidente regional da Firjan, Antônio Carlos Vilela, o Centro Tecnológico do Sul Fluminense vem unir demandas e soluções advindas do setor produtivo e educacional, respectivamente. "Utilizamos a tecnologia como nossa aliada na criação da plataforma que irá colocar em contato as empresas e as faculdades. Os empresários trazem suas dores e as universidades as soluções. No final, ambas as partes ganharão com o desenvolvimento do Sul Fluminense", pontuou.

Segundo o coordenador do curso de Engenharia Civil, José Marcos Rodrigues Filho, a iniciativa foi recebida de braças abertos pelo UniFOA. "Estamos certos de que a experiência irá fortalecer o aprendizado dos nossos alunos. Vamos contribuir, também, para que as indústrias da região possam melhorar sua efetividade. A intenção é levar para dentro das empresas toda a tecnologia que já experimentamos na instituição".

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

FOA18035