O Centro Cultural Fundação CSN abriga a exposição A RUA, do artista visual Anderson de Souza
A mostra apresenta também um inédito mapeamento de artistas urbanos nascidos na cidade de Volta Redonda e seus trabalhos
No dia 23 de agosto, a Fundação CSN, em Volta Redonda, abriu as portas para a exposição "A RUA", do artista visual Anderson de Souza. Com entrada gratuita, a mostra se estenderá até o dia 14 de setembro, nos seguintes horários: de segunda a sexta, das 9 às 12h30 e das 14 às 18 horas; aos sábados, sob agendamento através do e-mail centrocultural.fcsn.com.br ou do telefone (24) 3343-3990.
Formado em jornalismo, o barrense Anderson de Souza trabalhou em várias redações, com charges e cartoons. Entre 1990 e anos 2000, suas obras galgaram galerias e museus em cidades como São Paulo e Belo Horizonte. Inquieto, resolveu estudar Artes Visuais na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com foco em artes urbanas. Depois, mergulhou de cabeça no grafite de rua e sua arte conquistou ruas, muros, paredes e olhares em cidades pelo Brasil e além mar como Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Volta Redonda, Bueno Aires, Nova York e Lisboa – o destaque foi a participação de um seminário de arte urbana na capital de Portugal, quando pintou no Museu de Arte Urbana, que fica no Largo das Oliveirinhas.
Promovida pelo Departamento de Cultura da Alerj, sob a direção de Fernanda Figueiredo, no início do ano o artista expôs obras inéditas do seu relacionamento dos últimos anos com o grafite no salão da Alerj, com direito ao visitante, de interferir na criação. Na Fundação, a mostra A RUA, que faz parte da exposição “Diálogos Urbanos”, o visitante encontrará as figuras enigmáticas que nos esbarram nos muros pelas cidades, causando a sensação de que as pessoas estão sendo espionadas por seus olhos enormes – às vezes confundidos com lentes de câmeras filmadoras. Também está presente fragmentos de cartazes publicitários coletados pelas ruas da cidade, colagens, vídeos e telas que estão abertos a interferência do público.
A mostra A RUA do artista Anderson de Souza mostra um inédito mapeamento de artistas urbanos nascidos na cidade de Volta Redonda e seus trabalhos, convidados que foram para fazer parte de um grande painel exposto em uma das paredes da galeria.
A RUA está esperando o seu olhar na galeria da Fundação CSN, na Rua Vinte e Um, 402, na Vila Santa Cecília em Volta Redonda, cidade sul fluminense do Estado do Rio de Janeiro.

Carlos DeAraújo
Jornalista
Brasil