Médicos e enfermeiros foram capacitados em Volta Redonda
Os profissionais foram qualificados para diagnosticar Dengue e Febre Chikungunya.
A Secretaria Municipal de Volta Redonda realizou uma palestra de capacitação para os médicos enfermeiros do município, cujo tema foi “Manjeo Clínico da Dengue e da Febre Chikungunya”.
O evento aconteceu na terça-feira, dia 9 de dezembro, das 8 às 17 horas, no auditório da UGB – no Aterrado.
Cerca de 160 profissionais da saúde estiveram presentes – entre médicos e enfermeiros da rede pública e privada, da Atenção Básica, Média Complexidade, Urgência e Emergência.
A capacitação - ministrada pelo Infectologista da SMS, Eduardo Ulloa – qualificou os profissionais para diagnosticar, acompanhar e minimizar os riscos das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti e Aedes Albopictus.
O objetivo foi principal da capacitação é identificar precocemente os casos para prestação de uma assistência médica adequada visando à redução da letalidade e sequelas destas doenças.
Eduardo Ulloa ressalta que a população pode ajudar na prevenção da Febre Chikungunya, assim como na Dengue – através do combate ao mosquito. Evitar os criadores e usar repelentes é essencial para prevenção.
A Febre Chikungunya é uma doença que atingiu as Américas em 2013 e recentemente, o Brasil. Este ano, no estado do Rio, foram registrados três casos confirmados e oito casos suspeitos – segundo informe técnico da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.
Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

Thainá Seabra
Correspondente
Brasil