Lar dos Velhinhos de Volta Redonda – novos espaços e projetos
Instituição inaugura novo espaço físico e traz de volta o projeto “O Escutador de Histórias”
Na última terça-feira, dia 28 de junho, o Lar dos Velhinhos de Volta Redonda (LVVR) inaugurou o novo espaço físico da instituição, um jardim, como forma de homenagem ao ex-presidente João Baptista de Almeida, que segundo o Gerente Administrativo, João Sales, realizou um belíssimo trabalho enquanto em sua presidência. Também foi inaugurada a horta, que será fundamental na atividade da hortoterapia.
Para o atual presidente, João Batista Barbosa, além de ser uma homenagem, essa nova ala do Lar é uma maneira de trazer bem estar aos idosos. “Entregar pros residentes setores onde eles tenham uma melhor convivência e onde eles possam se sentir bem. Ambientes bonitos, bem decorados, bem ornamentados, pra fazer bem até a saúde deles.”, afirmou João Batista.
O LVVR também relançou um projeto que já fazia parte do dia a dia do asilo, “O Escutador de Histórias”, que visa à melhora na qualidade de vida dos idosos que moram no Lar. Segundo o presidente, há uma necessidade de envolvimento social por parte da comunidade, que pode ajudar com o simples ato de literalmente escutar as histórias.
Outras ações também fazem parte da constituição desse projeto, ações essas que podem ser realizadas em conjunto com a comunidade ou de forma descentralizada. São elas ações especiais de beleza, consultório móvel de odontologia, consultas ambulatoriais, ações integradas de saúde em geral, programa de cultura lazer e de esporte (dança), terapia assistida por animais (cãoterapia), oficina de arte terapia (carpintaria) e, agora, a hortoterapia.
A comunidade pode se envolver e participar, para isso basta entrar em contato com a instituição através do telefone (24) 3342-2024 e se candidatar a ir até o Lar, agendar uma visita ou acompanhar as atividades. Para facilitar a participação dos voluntários, existe um quadro de atividades semanais, onde consta a disponibilidade de tempo dos idosos e dos próprios voluntários.

Ana Luiza Velasco
Jornalista
Brasil