Comunidade 14/02/2020 13:54

Galeria Kennedy Celebra 55 anos de atividade

Muita história e emoção marcaram a abertura da exposição ao público

É muito bacana quando a gente tem a oportunidade de compartilhar um arquivo de fotos de valor histórico e reviver a preservação da história de Volta redonda. Para mim, isso é sempre especial pela memória de meu pai, que sempre cuidou da história de volta redonda, ainda como funcionário da câmara municipal.

Recentemente fui convidado a ceder parte do acervo de fotosdo meu pai sobre a Avenida Amaral Peixoto e em especial da Galeria Kennedy, que completou 55 anos de atividade no dia 13 de fevereiro de 2020.

Ao colaborar nessa busca por fotos, visitei alguns lojistas, como o bar Botafogo, um dos mais antigos na cidade e a antiga casa da Bagunça. Infelizmente não consegui mais fotos antigas da Amaral Peixoto, que era meu caminho de passagem voltando do Colégio Municipal Getulio Vargas para o bairro Aterrado e depois Niterói.

Quando mais novo, lembro-me bem de ir com meu pai à Amaral Peixoto, passar no açougue do Benedito Fonseca e fazer a travessia obrigatória na Galeria Kennedy, para cumprimentar os amigos dele. Ainda hoje tenho amigos ali, que lutam pelo comércio local.

Foi maravilhoso poder comparecer e registrar nas lentes do canal 36 um pouquinho dessa história. Gosto de fazer registros como esses, enriquece a gente com tanta história. Conheci ali a Dona Ruth Aiex, uma das primeiras comerciantes da Avenida Amaral Peixoto, que se emocionou muito contando suas histórias. Uma mulher de baixa estatura, mas uma gigante por sua lucidez e uma memória ainda cheia de emoção de quem viveu os primórdios da construção da cidade de Aço.

Pude homenagear e entrevistar o amigo Sr Hélio Freitas, da Kamisaria Freitas, Paulo AP, Fernando da Relogipeças, Munir Francisco e ainda atuar como mestre de cerimônias improvisado relembrando, na oportunidade, o esforço de cada lojista representado na homenagem a uma das comerciantes mais antigas, a “Tia Ruth”, como é conhecida, ladeada de outros comerciantes do local. Um pequeno bolo cedido pelos comerciantes, com velinhas azuis, marcou a celebração e todos puderam ser homenageados pelo assopro e vitalidade da " Tia Ruth".

Muita gente não sabe a importância do comércio local para a geração de emprego e renda, tornando-se a nossa maior geradora de renda no município. O comércio ultrapassou em números a quantidade de trabalhadores, anteriormente atribuída a CSN, na Usina Presidente Vargas. Precisamos valorizar o comércio local e manter, sempre que possível, a circulação de bens e serviços aqui na cidade.

A iniciativa da exposição foi do ex-prefeito Antônio Francisco Neto, que junto com comerciantes locais conseguiram as fotografias a promoveram o evento de abertura da exposição. Independente da iniciativa, fico feliz pelo registro e reconhecimento do trabalho dos comerciantes que diariamente buscam resultados e oferecem produtos e serviços aos moradores da cidade e região. A Amaral Peixoto representa o início de nossa atividade comercialem nossa cidade.

Parabéns a todos pelos 55 anos e que muitos e muitos outros sejam comemorados com a alegria que presenciei ali.

Jader Costa

Diretor Executivo

Brasil

G3620005