Espetáculo de Dança MANADA no GACEMSS
Através da dança um questionamento do comportamento e decisões tomadas no coletivo.
Tive a sorte acompanhar o espetáculo MANADA, relaizado pelo Ballet GACEMSS, sob o trabalho de direção e concepção de PV Carvalho. Logo na entrada o público compareceu e ouvi alguns comentários sobre o surpreendente espetáculo da noite anterior, quando houve a final do jogo do Flamengo e uma forte chuva. Apesar disso, o público compareceu e prestigiou o evento. Na segunda noite do espetáculo, novamente a casa cheia. Percebi muitos rostos curiosos para ver o resultado do trabalho de seus filhos e amigos. Como isso é importante!
Conversei ainda nos bastidores com PV, que estava muito animado com o resultado do trabalho. “Tivemos em algumas situações a participação dos alunos, interagindo com a coreografia e trazendo mais valor ao trabalho. Claro que o nosso olhar está sempre atento aos detalhes para dar a direção, mas essa interação é maravilhosa”, comentou PV.
Para Isabel Leal, também na produção desse espetáculo e na coordenação geral do Ballet GACEMSS, os sorrisos estavam abertos. “É bom perceber o quanto o trabalho que realizamos aqui promove frutos e transformação nas pessoas. Temos muitos espetáculos em produção e ainda em dezembro, como de costume, o trabalho do ano inteiro é apresentado”.
Paschoal Possidente, presidente do GACEMSS prestigiou o lançamento do espetáculo na noite de ontem e por telefone, ainda eufórico, comentou sobre a beleza do espetáculo e sobre a participação concentrada dos alunos. “Recomendo a todos ver esse espetáculo. Foi uma experiência maravilhosa”, concluiu.
Ao observar a cena hoje, também eu presencio essa intensa participação, com o rítimo musical intenso e uma iluminação primorosa. A maquiagem e figurino deram destaque a cada bailarino, que atuaram e questionaram com sua arte o que muitos de nós vivem hoje, agindo como “Manada”, com movimentos e atitides semelhantes. Nesse frenesi a que somos conduzidos, a música, luz e figurinos do espetáculo nos alertam sobre nossa atitude na tomada de decisões num mundo cada vez mais conectado.
Fico feliz ao perceber o carinho do público ao final do espetáculo ao trabalho realizado pelo PV e também por sua postura ao valorizar o trabalho da Izabel Leal, diretora do Ballet GACEMSS e que, segundo ele mesmo, o recebeu de braços abertos. “Tive a oportunidade de começar aqui sob a tutela da Izabel, depois fui estudar e tive a oportunidade de voltar e trabalhar com ela. É um privilégio ter esse clima tão profissional e tão próximo”, conclui sorridente no palco de mãos dadas com sua professora, sob as palmas e reconhecimento da platéia.
Parabéns a todos.
Jader Costa
Diretor Executivo
Brasil