Economia 24/05/2018 17:19

Em Volta Redonda, profissionais da área contábil participam de palestra sobre Compliance

Mais de 60 profissionais participaram do evento e comentaram sobre a importância de trazer esse conhecimento para a região

No dia 23 de maio aconteceu na sede da CDL-VR, uma palestra sobre Compliance com o advogado especializado na área fiscal e financeira, Cláudio Carneiro, que discutiu como essa atividade pode funcionar como instrumento de competitividade no mercado. O evento, gratuito, teve a  participação do engenheiro Luiz Sérgio Loques, secretário executivo do CODESE-VR. 

Luiz Sérgio Teixeira Loques abordou sobre o tema mostrando que pequenos negócios também precisam de programa de integridade e Compliance. Disse ainda que estar em Compliance na empresa é respeitar o parceiro de negócio, tratar bem os funcionários, honrar os contratos e os acordos, respeitar as leis, não enganar clientes ou fornecedores, não cometer infrações e evitar que elas aconteçam.

Claudio Carneiro, que é também diretor acadêmico do Instituto Brasileiro de Compliance (IBC), falou sobre o crescimento de empresas vítimas de altas condenações em decorrência da inaplicabilidade ou inexistência do código de ética e conduta. Falou também sobre o objetivo de tornar conhecido um modelo internacional que o mercado está desenvolvendo com base na implementação do combate à corrupção e mostrar como isso pode ser produtivo para as empresas. 

Segundo o palestrante, “O cliente, quando vê que o produto tem o selo do Compliance, dá uma credibilidade maior a imagem da empresa, pois comprova que se teve um cuidado para que não ocorra nenhuma infração tanto legal, quanto ética e moral”.

Mais de 60 profissionais participaram do evento e comentaram sobre a importância de trazer esse conhecimento para a região. Para eles, investir na política de Compliance trabalhista é mitigar os riscos da empresa, garantindo maior controle de operação.

Para os idealizadores do evento, além de abordar a Lei Anticorrupção e entender como a ética pode melhorar os resultados nos negócios, o objetivo principal foi promover também uma ampla discussão sobre as mais recentes exigências legais, como esclarecer melhor o cenário brasileiro.

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

CDL18013