Cidadania 11/12/2014 17:23

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse em Volta Redonda

O Conselho terá reuniões mensais para ajudar a promover a política pública que defenda e garanta os direitos das mulheres.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Volta Redonda foi empossado na quarta-feira (10/12) às 19 horas, em solenidade aberta no Auditório da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, no 2º andar do Palácio 17 de Julho, no bairro do Aterrado. O prefeito Antônio Francisco Neto assinou a oficialização do conselho, formado por 24 conselheiras: 12  representando a sociedade civil e 12 o governo municipal. 

Os Conselhos dos Direitos das Mulheres são espaços públicos de controle social que garantem a participação da população nas atividades políticas, econômicas e culturais do país. Os Conselhos devem ser compostos por uma parcela da população, juntamente com trabalhadores e dirigentes públicos, que periodicamente reúnem-se para debater e propor ações relacionadas a políticas para as mulheres.

A presidência do Conselho será exercida pela advogada Vera Lúcia Carvalho de Castro, eleita pelos conselheiros na última reunião para o biênio 2015/2016.  

No conselho estão representadas a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil - seção Volta Redonda), FAM (Federação das Associações de Moradores), Articulação Associação Popular de Mulheres, Associação de Mulheres Beth Lobo, Movimento de Conscientização Negra, e Sindicato dos Trabalhadores das Empregadas Domésticas do Sul Fluminense.  Cada entidade indicou uma conselheira e uma suplente para o conselho municipal.

As representantes do governo municipal nomeadas são integrantes das secretarias municipais dos Serviços Públicos, Ação Comunitária, Cultura, Esporte e Lazer, Saúde, também com uma titular e uma suplente. As conselheiras não recebem nenhum tipo de gratificação para atuar no conselho municipal.

A presidente do órgão, advogada Vera Lúcia, citou que o objetivo é defender a mulher contra a violência e lutar para que ela conquiste uma independência econômica, sendo capacitada para o mercado de trabalho através dos cursos profissionalizantes, com salários e oportunidades iguais ao sexo masculino. 

- O importante é a mulher, ao lado dos homens, cada vez mais conquistar a sua autonomia, com oportunidades iguais, salários iguais, sendo reconhecida a sua importância social e profissional no mesmo nível dos homens - apontou. 

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPPM), foi criada há cerca de dois anos, pelo prefeito Neto, reafirmando a política de valorização das mulheres, que passaram a ter um espaço exclusivo para tratar de políticas públicas, como exemplo, para denunciar atos de violências, violação de direitos e investimentos como a necessidade de construção de creches no município para beneficiar as crianças e as mulheres que estão chegando ao mercado de trabalho. 

A sede do Conselho fica na Rua 552, nº 46, no bairro Jardim Paraíba – telefone: 24 3339-9025.

O Prefeito Neto participou da assinatura do Decreto Municipal que oficializou o Conselho.

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

PMVR14_158