CDL-VR realiza Dia da Liberdade de Impostos com ações no município
Três semáforos da cidade receberam ações de conscientização, com panfletagem e apresentação do personagem “Impostossauro
O Dia da Liberdade de Impostos, aliado às ações nacionais para protestar contra a alta carga tributária existente no país, foi comemorado pela CDL Jovem de Volta Redonda na quinta-feira, 24 de maio.
Esse ano, o parceiro da campanha foi O Paiva Supermercado, no bairro São Lucas, que colocou à venda, das 8 às 20 horas, 100 variedades de produtos sem impostos - reduções que ultrapassaram 40% do valor do produto.
Segundo explicou o presidente da CDL Jovem de Volta Redonda, nesta data em todo o país, empresas de diversos segmentos, em parceria com a Diretoria Jovem da Associação, comercializam produtos e serviços com o desconto referente ao valor de tributos. A data marca, simbolicamente, o dia em que os brasileiros deixam de trabalhar apenas para pagar impostos e passam a usufruir da remuneração recebida - mais de 150 dias de salários são gastos para pagar impostos.
A ideia da ação é conscientizar os clientes em relação à alta carga tributária no país e a necessidade de uma eficiência maior na aplicação dessa cobrança. O mascote da campanha este ano é o "Impostossauro", que representa o salário do brasileiro sendo abocanhado pela carga tributária, uma das mais pesadas do mundo.
Além dos 100 produtos no Paiva Supermercado, os diretores da CDL Jovem e Executiva estiveram presentes explicando o excesso de impostos sobre os produtos juntamente com o personagem “Impostossauro”, a Charanga do Fubá e outros personagens em três pontos da cidade: às 11 horas, o encontro da “Caravana contra os impostos” foi no sinal do cruzamento entre as ruas Dezesseis e Trinta e Três; às 12h30, o local foi sinal da Avenida Sete de Setembro, logo depois do Viaduto Heitor Leite Franco e às 13h30, na Avenida Prefeito Nelson dos Santos Gonçalves, no Centro, na parte de cima da Rodoviária Francisco Torres.
Segundo estudo do portal Deepask, em 2013, cada habitante da cidade de Volta Redonda contribuía com R$ 455,62 de seu salário, em impostos. Este ano, a data foi antecipada para não esbarrar no Dia dos Namorados.
Carlos DeAraújo
Jornalista
Brasil