Caminhos do Cuidado capacitou profissionais em saúde mental
O projeto auxiliou profissionais sobre álcool, crack e outras drogas.
O Projeto “Caminhos do Cuidado”, lançado em novembro de 2013, se configura na ‘Formação de agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da saúde da família – saúde mental com ênfase em crack, álcool e outras drogas’.
A ação visou melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde em todos os estados e regiões do país.
A capacitação acontece desde janeiro de 2014 no Médio Paraíba, mas no município de Volta Redonda começou no mês de novembro, no qual 11 turmas já concluíram o estudo e receberam informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento aos usuários de drogas, visando sempre a redução de danos.
O curso aconteceu no Campus do Unifoa, no bairro Aterrado e teve uma carga horária de 60 horas, das quais, 40 horas foram desenvolvidas na modalidade presencial e 20 horas na modalidade de dispersão.
As formações de tutores, orientadores e dos alunos ocorreram de forma descentralizada nos estados da federação, respeitando a especificidade e os pactos de cada local.
Foram previstos dois tutores para cada turma de 40 alunos, bem como equipe de orientação pedagógica e coordenação para todos os estados.
Esta ação se insere no eixo do Cuidado do plano integrado de combate às drogas 'Crack, é Possível Vencer', sob responsabilidade do Ministério da Saúde e articulado pela Casa Civil.

Thais Monteiro
Correspondente
Brasil