APAE-VR abre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla com eventos e inauguração
A abertura da Cozinha Experimental, concretização de um sonho antigo, carimba a data com previsão de muitas gostosuras
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, acontece anualmente durante os dias 21 e 28 de agosto e, comemorada desde 1964, tem como objetivo debater e refletir, junto à sociedade, sobre o direito de igualdade para que a inclusão aconteça de fato e combater o preconceito e a discriminação.
Esse ano, o tema escolhido para ser trabalhado tem como tema “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”, visando mostrar a importância da participação da família no cumprimento e criação de políticas públicas que atendem as pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Em todo o país acontecerão eventos sobre o tema para que a sociedade entenda a importância de promover a melhora na qualidade de vida das milhares de pessoas que possuem alguma deficiência e suas famílias.
Na APAE-VR, as comemorações começaram cedo, na quadra de esportes, que abrigou o público convidado. O hino nacional deu o tom para a solenidade de abertura, seguido do hino das Apaes do Rio de Janeiro.
O mestre de cerimônia tomou a fala para convidar ao palco cinco alunas da instituição, que sob a coordenação voluntária da professora Renata Rodrigues Silva, se apresentaram ao som de uma música cowntry. Como boa cuidadora, a professora estava ao lado do palco ajudando as alunas a certarem o passo. Os aplausos foi a garantia do sucesso.
Logo após, Mário Vitor Lopes Neto, presidente da instituição falou sobre a importância do evento e sobre as novidades, como a concretização de um sonho antigo que , com a ajuda de muitos amigos da APAE tinha se tornado realidade e seria inaugurada após o evento – a Cozinha Experimental.
O empresário falou que o combustível das realizações é a ´presença de pessoas que buscam a importância de realizar, de querer fazer a diferença, independente de posição e cargo que ocupam, pois sabem da importância de acreditar na transformação.
A apresentação da famosa Fanfarra da instituição sob o comando do maestro Cirineu Pires, ganhou sorrisos e aplausos, ao entrar no ambiente seguindo cadenciados atrás do mascote do grupo, o aluno Thiago da Silva Andrade. O show extra do aluno Edilberto da Silva Jr ganhou palmas e assobios. A Fanfarra da APAPE-VR é composta de 32 alunos mais a presença de 6 do pavilhão, 2 do estandarte e 2 no escudo.
Após o encerramento, todos foram convidados a conhecerem a Cozinha Experimental e seus padrinhos, conhecidos como Embaixadores da APAE-VR, pessoas que contribuíram para a realização do projeto: Fernanda Toniolo e Thiago Toniolo, do Shopping do Mármore e Waldir Amaral, gerente da empresa ABC da Construção.

Carlos DeAraújo
Jornalista
Brasil