A XV Jornada Científica de Pesquisa Social aconteceu no UniFOA campus Aterrado no dia 21 de maio
Em 2018, mais especificamente no dia 5 de maio, comemorou-se os 200 anos do nascimento de Karl Marx
Com o objetivo de garantir um espaço para socialização do conhecimento produzido, além de marcar o dia do Assistente Social, comemorado no dia 15 de maio, a partir da segunda-feira, 21 de maio, o campus Porfírio José de Almeida, no Aterrado, abrigou a XV Jornada Científica de Pesquisa Social, evento reunindo alunos, professores e assistentes sociais, que se estenderá até a próxima sexta-feira, dia 25.
Com a palestra sobre os “200 anos de Marx e a influência da teoria crítica no Serviço Social”, a doutoranda em Serviço Social pela UERJ, Gracyelle Costa fez a abertura do evento. Falou sobre a a teoria marxiana e sua influência no trabalho do assistente social, como estes trabalhadores mediam a teoria marxista no seu exercício profissional com vistas a contribuir para a materialização do projeto ético-político do Serviço Social.
Ainda segundo Gracyelle, “A tradição teórico-metodológica do pensador pode nos propiciar uma leitura da realidade a partir de uma perspectiva crítica. É bom para discutirmos que não existe um distanciamento entre a teoria social crítica do Marx da realidade, mas ao contrário, é justamente esse pensamento vai nos auxiliar a fazer uma leitura da realidade conforme as contradições que ele apresenta”.
Para a aluna Geralda Félix, do segundo ano, o tema vem como um complemento: “O Serviço Social traz uma responsabilidade muito grande para nós estudantes, no sentido que vamos intervir na sociedade. Discutir um autor tão importante quanto o Marx oferece uma oportunidade de abrir o pensamento para entendimento de suas obras tão complexas”, acrescentou.
Pra a coordenadora do curso, Mônica Barison, vivemos um contexto político, econômico e social com forças conservadoras que avançam comprometendo a democracia e os direitos sociais e esse tipo de evento adensa a fundamentação teórica e ética dos alunos justamente para que eles enfrentem esses desafios que se apresentam na sociedade atualmente, concluiu.
Karl Max
Filósofo, historiador, economista e jornalista, Karl Marx nasceu em Trier no dia 5 de maio de 1818 e morreu em Londres, em 14 de março de 1883. Dentre suas numerosas obras, destacam-se “Manuscritos Econômico-Filosóficos”, “O Capital”, “Contribuição à crítica econômica” e, em parceria com Friedrich Engels, filósofo revolucionário alemão, que junto com Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo, foi coautor de diversas obras. Dentre as mais conhecidas estão “A Sagrada Família”, “A Ideologia Alemã” e o “Manifesto do Partido Comunista”.
Karl Marx foi também ativista político, fundou e dirigiu a Associação Operária Internacional – a primeira do gênero – de 1867 a 1873.

Carlos DeAraújo
Jornalista
Brasil