Cidade 18/07/2018 10:21

A festa de aniversário pelos 64 anos de Volta Redonda reuniu várias atividades culturais e recreativas

A grande novidade foi o lançamento da Cápsula do Tempo, que será reaberta apenas em 2038

Esse ano a festa de aniversário pelos 64 anos de Volta Redonda reuniu várias atividades culturais e recreativas. Mas a grande novidade aconteceu durante a cerimônia festiva, iniciada logo pela manhã do dia 17 de julho, na Praça Sávio Gama (Praça da Prefeitura), no Aterrado: uma cápsula do tempo, que seria armazenada em um compartimento especial para ser reaberta apenas em 2038, ou seja, daqui a 20 anos.

O evento começou com a apresentação da Banda Municipal e o Coro da Fundação Beatriz Gama, homenagens e a confecção de obras de arte, ao vivo, com artistas da região pintando quatro telas em homenagem a Volta Redonda - apresentadas ao público ao final da cerimônia. A leitura do poema “A cidade que você deseja para daqui vinte anos”, vencedor do concurso realizado em comemoração aos 50 anos da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) foi o outro destaque da comemoração. O poema foi lido pela autora durante a festividade e teve uma cópia armazenada na Cápsula do Tempo.

O prefeito Samuca Silva participou do evento ao lado da primeira Dama, Odiliane  Bartolini; do vice-prefeito Maicon Abrantes e a esposa Thaís Salim; do  secretário municipal de Infraestrutura, Toninho Orestes, representando os secretários de governo; do vereador Fernando Martins,  que representou o Poder Legislativo; e do estudante Gustavo Saúde, da  Escola Municipal Miguel Couto, também convidado para o hasteamento das  bandeiras.

No momento das homenagens oito pessoas foram escolhidas para representar o esporte, a cultura, o comércio, além de estudante e professor do município. Dentre os homenageados estavam o tenente Francisco Leal, veterano da 2ª Guerra Mundial - que todo ano abre o Desfile de 7 de Setembro na cidade.

Na hora do bolo gigante de aniversário e do público participando do tradicional “Parabéns pra você”, a Guarda Municipal e a PM participaram para ajudar a organizar a fila e evitar o tumulto.

 À tarde a festa continuou na Vila Santa Cecília com apresentações de Basquete de Rua, exposições, a presença do caminhão da Brinquedolândia, Food Trucks, Shows e Exposição de Carros Antigos como Fuscas, Ômegas, Chevettes e Opalas.

Mas a festa pelos 64 anos da cidade de Volta Redonda em 2018 começou na segunda-feira, dia 16 de julho, a partir das 14 horas, no Memorial Getúlio Vargas, com o Encontro Nacional das Associações de Teatro de Bonecos do Brasil. Ainda na segunda-feira à noite aconteceram a vernissage da exposição de fotografias Lentes Urbanas no Espaço das Artes Zélia Arbex, com a participação de 11 fotógrafos – 9 amadores e 2 profissionais - e a apresentação da Orquestra VR Filarmônica, sob a regência do maestro Nilton Soares, no palco do Cine 9 de Abril.

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

G3618049