25 de novembro - Dia Mundial do Doador de Sangue
Estoque do Núcleo de Hemoterapia precisa de reforço para o final do ano.
Com a chegada das festas natalinas e do período das férias, o Núcleo de Hemoterapia do Hospital São João Batista precisa do apoio dos doadores voluntários de sangue.
O objetivo é manter os estoques em níveis estratégicos e abastecer os dois hospitais públicos de Volta Redonda, além de outras quatro instituições públicas conveniados através da Hemorrede, como o setor de oncologia do Hinja (SUS), Hospital Municipal de Pinheiral, Agência Transfusional de Piraí e o Hospital Municipal de Rio Claro.
O sangue e os hemocomponentes têm períodos de duração diferentes, as plaquetas, por exemplo, muito utilizadas na recuperação de pacientes internados duram apenas cinco dias, por isso existe a necessidade de sempre ter pelo menos 30 doadores de sangue no Hemocentro por dia.
Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e apresentar boa saúde. De acordo com a direção do Hemonúcleo, não é preciso estar em jejum, bastando apenas não ter ingerido alimentos gordurosos, não ser usuário de drogas e não estar grávida. Basta apresentar um documento oficial de identificação com foto.
Com a nova portaria do Ministério da Saúde de 2011, é permitido que o adolescente entre 16 e 17 anos possa ser doador. Basta procurar o Núcleo de Hemoterapia e pegar um termo de autorização para que o responsável assine.
Para outras informações, procure o Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda que fica anexo ao Hospital São João Batista e funciona de 2ª a 6ª feira, no horário de 7 às 13 horas. Ou pelos telefones 3339-4235 ramal 325/326 ou 0800 28255742.

Thais Monteiro
Correspondente
Brasil