Esporte 28/11/2015 11:26

Secretaria Municipal de Ação Comunitária promove VIII Festival Inter CRAS de Futsal

Competição procura estimular e incentivar os jovens no esporte

A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), realizou o VIII Festival InterCRAS de Futsal com o tema “Aprender e Cooperar”, na praça dos Ex. Combatentes do bairro Sessenta. O evento contou com a participação de aproximadamente 500 crianças e adolescentes atendidas nos Centros de Referência da Assistência Social ( CRAS) e também seus familiares. 

Segundo o secretário da SMAC, Munir Francisco, o principal objetivo da realização do festival é promover a integração entre crianças e  adolescentes dos diversos Cras do município, estimular o interesse pela prática das atividades físicas e esportivas entre a população e estabelecer intercâmbio entre as comunidades e o poder público. Além disso, a competição busca o desenvolvimento social, desportivo e cultural através do esporte.

Os juízes entrevistados afirmaram que a maior dificuldade de apitar um jogo de futsal de crianças, especialmente, é o que vem de fora, ou seja, a intromissão da torcida, pais e responsáveis principalmente. Já um pai que também era treinador de um dos times, disse estar muito orgulhoso do filho e que procura sempre incentivá-lo no esporte e ainda frisou a importância da presença da família nos jogos e competições.

Já para os instrutores da SMAC a maior dificuldade foi reunir os times e os jogadores, afinal cada um tem suas atividades, e para ele ver a alegria dos jovens faz valer a pena qualquer dificuldade. O clima de competição estava no ar e trabalhar a competitividade com os jogadores foi fundamental para que o campeonato ocorresse da melhor maneira possível.

Tanto as crianças quanto os adolescentes estavam muito empolgados com a participação. Os que ainda iriam jogar estavam um pouco nervosos, mas confiantes, afinal treinaram para o festival. Os que saíam da quadra estavam radiantes com o jogo, particularmente os que fizeram gols e as famílias estavam na plateia para apoiar.

Os jovens jogadores e suas familiares são oriundos dos bairros Belo Horizonte, Verde Vale, Mariana Torres, Dom Bosco, Brasilândia, Roma II Rústico, Jardim Belmonte, Água Limpa e Morada do Campo, todos envolvidos nos trabalhos realizados nos Cras.

Todos os atletas desta 8º edição do Festival receberão medalhas de participação e os vencedores do 1º e 2º lugar de cada categoria receberão troféu. O encerramento com as finais de cada categoria será no dia 05 de Dezembro sendo elas: sub 09 - 08 e 09 anos, sub 11 - 10 e 11 anos, sub 13 - 12 e 13 anos, sub 15 - 14 e 15 anos e sub 17 - 16 e 17 anos.

Ana Luiza Velasco

Jornalista

Brasil

PMVR15_147